sexta-feira, 7 de novembro de 2008

Filosofia na fila do banco


Uma hora ou outra a Internet te pega e te diz que ela não pode resolver todos os problemas do mundo. O caso foi que esqueci de pagar a conta do condomínio na data certa e o sistema me disse que teria de ir ao banco.

Detalhe: eu o-d-e-i-o ir ao banco. Odeio fila, porta giratória e cartazes com asteriscos. Porque no mundo real, nosso avançadíssimo sistema bancário é isso: um mundo de sonhos emoldurado por letras miúdas e notas de rodapé. O paraíso escorregadio. Da fila onde você passa a sua tarde ensolarada, apenas a porta do céu é visível.

Com todo o meu bom humor desta tarde fui, conformadamente, consertar meu erro na agência bancária. E eis que ouço, bem atrás de mim, mãe e filha conversando:

- Mãe, posso sentar naquele banco ali?
- Não.
- Por que não?
- Porque você precisa aprender a ficar na fila. Porque a vida é isso, nada mais do que isso.
(A menina faz cara de tédio)
- Porque até para enterrar um indivíduo depois de morto tem que ficar na fila, minha filha.

O universo em uma nota de rodapé.

Nenhum comentário: